quinta-feira, 2 de março de 2017

O fim dos vendedores B2B - parte II


Meus caros,

No último post, falamos sobre o futuro dos vendedores B2B e a perspectiva do desaparecimento deste profissional devido a inúmeras mudanças no mundo e nas empresas, em grande parte, movidas pela internet.

Acreditamos que o profissional de vendas não desaparecerá, mas haverá uma forte redução na quantidade de profissionais. Para resistirmos a estes novos tempos, os profissional de vendas do futuro (bem próximo), deverão ter uma postura altamente integrada a lógica de relacionamento digital.

Mas para não ficarmos apenas enfatizando medos e riscos, vamos hoje apontar quais são os caminhos do novo profissional de vendas.

      1.       O profissional de vendas, deve acima de tudo, ser um provedor e um grande divulgador de conteúdo relevante, ou seja, a internet está abarrotada de comentários, muitos de péssimo gosto, posições maniqueístas do bem e do mal, não cabe ao vendedor, utilizar este canal e registrar posições, mas gerar e divulgar material que atraia o interesse do seu cliente ou potencial cliente. Sugiro utilize materiais de portais confiáveis e crie um blog.
     
      2.    Hoje a melhor ferramenta de relacionamento é o linkedin, amarre-o ao Facebook e se possível, contrate o Sales Navigator do Linkedin, mas lembre-se, na internet, não devemos ser invasivos. Em nosso kick off vendas, durante uma das palestras sobre inbound sales, citamos um caso em que um vendedor, logo após ligar-se a rede de relacionamento, enviou um convite com os seguintes dizeres, “Olá, precisamos tomar um café, já começamos o ano e ainda nos encontramos...Encontramos quem?”
Mas ele nunca falou com esta pessoa, isto na verdade soa mal e muito agressivo, gerando o efeito oposto, distanciamento.
      
      3.     Crie um plano de vendas pessoal e defina o foco de mercado em que deseja atuar, descubra a partir deste foco, quem são as pessoas que você deve ser aproximar, pois lembre-se, vendas ocorrem para pessoas e não para empresas. Com o nome das pessoas, comece a utilizar as redes sociais e frequentar lugares (eventos, feiras, etc.) em que você conhecerá pessoas relacionadas ao seu alvo.
      
      4.       Nos dias de hoje, com certeza, temos um excesso de conteúdo, saiba eliminar da sua vida o que não tem valor, leia conteúdo confiável, evite telejornal, besteirol na internet, livros de autoajuda e foque seu esforço de conhecimento em bons livros e conteúdos relevantes.
      
      5.      Construa um bom plano pessoal de vendas e objetivos, vender é apenas uma ferramenta para atingir seus sonhos e objetivos, monte um planejamento sincero, correto e adequado.

      6.       Não ofereça produtos, ofereça segurança, confiança, solução de problemas, realização de sonhos, venda seu conhecimento.
      
      7.       Trabalhe muito, não existe sucesso fácil, faça seu melhor, sempre! 
8     
      8.    Motive-se sempre, não há como vencer com lamentações. Perdeu uma venda, não lamente, aprenda, corrija o rumo e bola para a frente.
9    
      9.       Nunca dê nada de graça, principalmente se for o fruto do seu trabalho. Primeiro, porque o que foi dado “de graça”, não tem valor, afinal você deu...segundo, porque podemos até doar coisas e dinheiro para boas causas, mas jamais doe seu trabalho, é baseado neste trabalho que garantimos nosso futuro e dos nossos.
     
    10.   Finalmente, revise sempre suas ações, tudo na vida é cíclico, resultados das vendas realizadas ou não, são informações preciosas para correção de rumos e adoção de novas formas trabalho.

Bom pessoal, espero que tenham gostado, no próximo post, vamos aquecer as máquinas e entrar em novos assuntos, muito desejados, como por exemplo, inbound mkt e inbound sales, canvas voltado para vendas, neuromkt e neurosales...

Forte abraço e até breve!


Carlos Maffei

Nenhum comentário:

Postar um comentário